Blog da Leardi

Mercado imobiliário cresce em lançamentos e vendas no 1º semestre de 2025

  • 06/10/2025

Vendas no programa Minha Casa, Minha Vida cresceram 25,8% no primeiro semestre, alcançando 95.483 unidades


Nos primeiros seis meses de 2025, o mercado imobiliário registrou crescimento tanto no volume de lançamentos (6,8%), quanto nas vendas (9,6%), em comparação com o mesmo período de 2024.

Os dados foram apresentados pela Cbic (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) nesta segunda-feira (18).

O estudo mostra que, entre janeiro e junho, foram 186.547 unidades residenciais lançadas e 206.903 unidades vendidas no país.

A oferta de imóveis, no entanto, registrou uma queda de 4,1%.

As vendas no programa MCMV (Minha Casa, Minha Vida) cresceram 25,8% no primeiro semestre, alcançando 95.483 unidades.

Em um cenário de juro elevado, a maior presença do programa é explicada pelas condições de crédito mais acessíveis, com juros reais próximos de zero, e pelo aumento da participação de estados e municípios com subsídios adicionais.


Dados trimestrais

No segundo trimestre de 2025, o mercado imobiliário brasileiro registrou uma queda em lançamentos (-6,8%) e um aumento no número de vendas (2,6%), quando comparado ao mesmo período de 2024. O cenário, segundo o economista Celso Petrucci, demonstra estabilidade.

No segundo trimestre, foram comercializados 102.896 mil imóveis, movimentando R$ 68 bilhões, segundo o estudo.

As vendas do MCMV aumentaram 11,9% no período. Já os lançamentos do programa caíram 15%.


Para Renato Correia, presidente da Cbic, a expectativa é de que o fluxo de lançamentos seja retomado no próximo semestre. A alta na taxa básica de juros impactou as vendas no período.

“Estamos em um cenário onde ainda não temos uma queda da taxa de juros e isso certamente diminui o apetite para alguns tipos de operações do mercado, além de ter uma crise econômica externa também”, afirmou.

O preço médio dos imóveis teve alta de 4,2% no período.


Perspectivas para o ano

O presidente da Cbic e o economista Celso Petrucci acreditam que o mercado imobiliário deve fechar o ano com um cenário de estabilidade e crescimento do MCMV.

A estabilidade, seguindo essa lógica, seria puxada pela alta nas vendas do MCMV e queda nos outros mercados.

“Em termos de números de unidades, o mercado deve fechar 2025 estável. Quando falo estável, pode ser um pouco para baixo ou um pouco para cima. É o que acreditamos hoje”, disse Petrucci.


Fonte: Investimentos | CNN Brasil




Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail